sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Encerramento do EESCON



A sexta-feira marcou o último dia do EESCON, encontro da classe contábil que ocorre desde quarta-feira na cidade de Campos do Jordão. Após uma quinta-feira composta de palestras e discussões técnicas, a 23ª edição do evento foi encerrada com um dia dedicado a temas mais leves, mas não menos importantes, dada a demanda dos empresários da área por inovadoras técnicas de gestão do tempo, recursos e pessoal.

A primeira palestra, ministrada por Isabel Macarenco, lidou com o tema “Educação Permanente: alinhando as competências técnicas às de liderança”. Com a intenção de envolver a plateia nas discussões, a palestrante e o mediador abusaram da interatividade eletrônica. Liderança e educação corporativa permanente foram os pontos-chave em destaque na discussão. Conceitos que certamente possuem importância e precisam ser desenvolvidos na área contábil, mas a aplicabilidade foi posta em dúvida por grande parte dos participantes.

Alguns dados puderam ser mensurados e tornam-se fontes importantes de pesquisa e entendimento acerca dos participantes do evento que votaram no painel:
- 84% dos participantes se formaram antes de 2008, ano em que contamos com inúmeras alterações nas normas contábeis;
- Contudo, 73% destacaram já terem participado de mais de 10 cursos de atualização profissional;
- Mais da metade realizaram tanto cursos técnicos como comportamentais.

A segunda palestra do dia foi, sem dúvidas, a melhor do evento. Pela atenção dos presentes e pelo tema em si já pudemos perceber a grande carência e avidez dos empresários contábeis na busca pelo tema. Não só da área, claro. Empresários de qualquer ramo ainda buscam a melhor maneira de gerir seu tempo, seja ele no âmbito profissional ou não.

Intitulada “Mais Tempo - Como ter uma vida com mais Equilíbrio e Produtividade”, a palestra foi comandada por Christian Barbosa, um prodígio da área de informática que hoje se destaca mundo afora com seus conceitos de melhor aproveitamento do tempo. Utilizando exemplos pessoais, métodos testados cientificamente e inúmeros dados estatísticos (que melhor maneira de prender a atenção de contadores?), poucos presentes não tiraram dessa uma hora e meia conceitos que devam ser aproveitado em suas empresas.

Dois conceitos puderam ser tirados a primeira vista das palavras do fundados da empresa de consultoria Triad: 1) Há um excesso de reuniões nas empresas atuais, sendo que somente 1/3 das mesmas efetivamente trazem resultados satisfatórios; 2) É preciso classificar nossas tarefas diárias, de forma a podemos dividi-las entre: Importante, Circunstanciais e Urgentes. Alguns exemplos com pitadas de emoção deram o tom da palestra, muito aplaudida pelos presentes.

Encerrando o dia, a Palestra Magna ficou a cargo de Hans Donner, renomado designer da Rede Globo. O tema ficou um pouco restrito aos exemplos e a trajetória do palestrante, fato que não atraiu tanto o interesse da plateia, excetuando-se a apresentação das principais criações do palestrante que marcaram época na emissora carioca.

Houve ainda a sessão solene de encerramento e um jantar, que ocorre nesse momento, com Show de Variedades Inspirado no Mundo do Cinema. Na próxima semana, o blog “Um Jovem Contador” trará as impressões dos temas e análise do evento como um todo para a classe contábil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário