quinta-feira, 27 de setembro de 2012

1º dia na EESCON



A quinta-feira marcou a abertura dos trabalhos da 23ª edição da EESCON, em Campos do Jordão. O evento foi dividido em quatro partes: duas palestras e dois painéis de discussões. Curiosamente, os painéis, seja pelo modelo adotado ou pelos participantes presentes, atraíram mais a atenção do público e trouxeram à tona dois temas cruciais para empresários contábeis.

A palestra “Desmistificando as Normas Contábeis para PME”, apresentado pelo mestre em Contabilidade e Controladoria José Hernandez Perez teve grande interação com a plateia, norteando as discussões e os caminhos adotados pelo palestrante, na medida em que a plateia pôde eletronicamente apresentar suas opiniões e entendimentos acerca das questões abordadas. Algumas dúvidas pertinentes puderam ser sanadas, mas deve-se ressaltar que, muito graças à complexidade dessas novas normas, a aplicabilidade de grande parte delas ainda é confusa e restrita. Numa pesquisa informal realizada no evento, percebeu-se que a própria adoção do Demonstrativo do Fluxo de Caixa ainda é pouco difundida.

Carlos Kazuo Tomomitsu fechou o dia com uma apresentação intitulada “A Realidade Digital e os Desafios nas Empresas Contábeis”, abordando métodos e iniciativas adotadas nos escritórios contábeis atualmente com o advento das novas tecnologias, bem como essa nova “realidade” é usada para interagir com os clientes.

Os momentos mais interessantes do dia, entretanto, foram reservados aos painéis. No primeiro, o tema “A Importância dos Processos na Gestão das Empresas Contábeis” contou com a participação de Alexandre Possmoser e Ivair de Paula, que deram importante contribuição aos empresários presentes ao passarem exemplos da vivência e suas experiências na padronização dos processos e acompanhamentos contábeis. A questão da gestão e do gerenciamento mostrou-se, novamente, de grande interesse aos empresários da área, que ainda carecem de maiores discussões sobre o tema.

O painel da tarde, intitulado “O Processo de Acompanhamento Fiscal sobre o Contribuinte”, contou com a participação de um representante da Receita Federal (Edmundo Spolzino) e outro da Secretaria da Fazenda Estadual (Edson Takashi Kondo). Com o pretenso objetivo de jogar luz a forma como esses órgãos atuam na fiscalização dos contribuintes nos dias atuais, não se pode dizer que esse objetivo não tenha sido alcançado, com ambos detalhando, por vezes de forma excessivamente detalhada, esses processos nos respectivos órgãos. Vale dizer, contudo, que para os empresários mais experientes, poucas foram as novidades trazidas no que tange aos formatos aplicados.

Por outro lado, os convidados trouxeram algumas novidades que animaram os presentes. A primeira, e mais aplaudida, foi o anúncio da suspensão das exclusões que a Receita realizaria das empresas que adotam o Simples Nacional e estavam inadimplentes. As exclusões, ainda sem data prevista para serem efetivadas, foram suspensas por erros no sistema do próprio órgão. Mais interessante que a dissecação dos processos de fiscalização ou dos anúncios recentes, entretanto, foram as declarações de ambos os representantes de que os órgãos entendem as dificuldades enfrentadas pelos empresários contábeis (obrigações acessórias, entre elas) e estão abertas ao diálogo com os representantes da classe. Agora, mais do que palavras, precisamos colocar em prática essa abertura e melhorarmos esses procedimentos.

Amanhã, sexta-feira, ocorre o último dia do EESCON. E o “Um Jovem Contador” estará presente trazendo ainda mais detalhes para os estudantes e jovens empresários da área contábil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário