quarta-feira, 26 de setembro de 2012

23º EESCON



Poucos estudantes de Ciências Contábeis tomaram conhecimento ou mesmo tiveram a oportunidade de participar EESCON (Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo), que ocorre a partir de hoje, dia 26/09, na cidade de Campos do Jordão.


O Encontro, que acontece a cada biênio, é organizado pelo SESCON-SP ( Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e vai para sua 23a edição. Segundo a organização do evento, reúne, nesse ano, mais de mil participantes, entre empresários contábeis e contabilistas em geral.


Na solenidade de abertura do evento, que ocorreu na noite de hoje, percebe-se a presença majoritária de experientes empresários e personalidades políticas da área. O viés, ainda que fortemente político, permite conhecer um pouco da atuação dos órgãos que representam a classe contábil. A se destacar, dentre os inúmeros pronunciamentos intermináveis de políticos e autoridades, as palavras do deputado Arnaldo Faria de Sá. Voltarei a discussão do tema futuramente, mas vale destacar a notória briga do político pela redução de impostos, simplificação tributária e fim das obrigações fiscais. Certamente o mais produtivo dos discursos.

A pouca presença de jovens contabilistas e estudantes da área deve-se a vários motivos, entre eles o óbvio foco do evento em empresários que gerenciam escritórios, o que por si só reduz o número de estudantes e jovens (afinal, raríssimos jovens já são proprietários de seu próprio escritório ou empresa contábil). Com poucos incentivos para estudantes e parca divulgação em universidades e cursos da área, o ambiente não conta com muitas caras jovens, o que, por outro lado, torna as discussões mais qualificadas (em termos de conhecimento acumulado), mas com menos chances de surgimentos de ideias de vanguarda.


O blog "Um Jovem Contador" acompanha o evento in loco e trará informações e análises sobre o tudo o que rolar no evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário